segunda-feira, dezembro 19, 2005

Há 25 anos atrás (ou será: muito á frente?)



CONCURSO DE MÚSICA MODERNA DO ROCK RENDEZ-VOUS

“O Rock Rendez Vous situava-se na Rua de Beneficência ao Rego, no local ocupado anteriormente pelo Cinema Universal. A inauguração do espaço foi em 18 de Dezembro de 1980. O primeiro concerto foi de Rui Veloso.

O RRV foi encerrado em 1983 e foi reaberto graças a um abaixo-assinado.

Em 1984 realizou-se o 1º Concurso de Música Moderna. No final desse ano a Dansa do Som editaria a compilação "Ao Vivo no Rock Rendez Vous em 1984" e o álbum "Promises" dos Gene Loves Jezebel. No início do ano seguinte seria editado o máxi-single de estreia dos Mler Ife Dada.

Um dos objectivos das bandas portuguesas passava por tocar ao vivo no Rock Rendez-Vous. Dos muitos concertos destacam-se os que os Xutos & Pontapés realizaram em 31 de Julho e 1 de Agosto de 1986 com vista à gravação de um disco ao vivo. Foram duas noites esgotadas e com muita euforia.

Outro dos momentos mais marcantes ocorreu no dia 2 de Junho de 1989, num concerto dos Mão Morta em que Adolfo Luxúria Canibal cortou a própria perna com uma faca.

Passaram pela sala da Beneficiência os maiores nomes da música portuguesa e nomes estrangeiros como Teardrop Explodes, Killing Joke, Danse Society, Raincoats (grupo liderado pela madeirense Ana da Silva) ou Lords Of The New Church.

Existiam ainda as tardes do "Falcão Metálico" onde António Sérgio e a sua equipa, do "Lança Chamas" e mais tarde da revista "Rock Power", passavam discos antes da actuação de grupos de metal como STS Paranoid, Tarantula, Jarojupe, Devil Across e Alkateya. A "Metal Army" organizou um festival, no RRV, com o objectivo de editar um duplo álbum com excertos das actuações dos grupos que participaram no evento mas o disco não chegou a ser publicado.

Nos últimos tempos a organização dos concertos coube à Ama Romanta e ao "Som dos Gatos".

O Rock Rendez-Vous fechou as portas em Julho de 1990, depois de dois dias de leilão. Nos dias 26 e 27 de Julho foi exposto para venda todo o equipamento de animação e peças de decoração do RRV.”
 Posted by Picasa

2 comentários:

nel colaça disse...

foi graças ao RRV que a música moderna portuguesa (designação da altura) evoluiu e ultrapassou as fronteiras da capital com colectaneas fabulosas de musica portuguesa (as melhores!), lançando bandas que ainda hoje existe (mao morta) e outras fantásticas que infelismente ficaram pelo caminho... (ex. croix sainte)
A "dansa do som" editora associada ao rock rendez-vous (das primeiras a fazer venda por catalogo e onde eu comprei muitos dos meus discos) foi fulcral no desenvolvimento da música moderna portuguesa!!
que saudades!!

mPm disse...

Nel, eu que não vivi esses tempos tenho saudades!

falta a este pais (á musica portuguesa) novos Rock Rendez-Vous, atitude e coragem.

abraço