segunda-feira, julho 11, 2005

ölga - What Is (2005)


O que significa afinal �lga? Um entrosamento triplo que os sentidos empolga? A combust�o auto-suficiente que cataloga��es amolga? P�s-rock em dia de folga? A banda que falta aos horizontes musicais de Anderson Polga? What Is disp�e-se muito mais a quest�es do que a absolutismos perempt�rios. Por aqui, as frases inscritas em t�bua rasa n�o correspondem necessariamente a mandamentos. As frases podem at� ser figuras. Reina a incerteza. �lga � t�o somente a fonte a partir da qual as sombras se formam nas paredes da caverna.

by mPm dj

1 comentário:

Anónimo disse...

Comentário de Jorge Baldaia em Divergências.com:

"A relação que tenho com a música dos Ölga tem duas faces distintas. A que me deslumbra e a que deixa preso a um estado monótono. Ou seja, os Ölga enquanto banda de palco e estúdio. Não que a música seja diferente porém, ao vivo, transforma-se e ganha uma dimensão claramente superior à conseguida em disco. Podemos dizer que são um projecto talhado para o contacto directo com o público e, talvez por isso, “What is” acabe por ser um registo discográfico algo redutor e incapaz de reproduzir a verdadeira essência dos Ölga, com excepção para dois temas. “Money” e “Hassana” conseguem demarcar-se e afirmar-se como dois dos grandes momentos da actual música moderna portuguesa. Aqui viaja-se pelo cosmopolitismo através de guitarras desgarradas (“Money”) e pelo lado recôndito das sociedades urbano depressivas (“Hassana”), numa viagem que recupera alguma da génese do psicadelismo e da new wave a par de investidas pelo universo do tribalismo e do esoterismo. Dois delírios instrumentais sónico-ambientais de grande nível. No entanto, insuficientes para abafarem o sabe-a-tão-pouco dos restantes temas.


“What is” poderia ser um EP sumptuoso. Uma viagem maravilhosa pelo lado alternativo do rock. Mas não é. Juntamos-lhe a incapacidade para reproduzir toda a ambiência e carga emocional perturbadora e intensa (ao ponto de provocar arrepios) que conseguem em palco e estamos perante um álbum de estreia que fica aquém das expectativas. Felizmente restam-nos as actuações ao vivo."

"Money" a minha música preferida do album.

abraços
tista