quarta-feira, março 15, 2006

Download de música ilegal pode vir a ser punido com queixas-crime.

A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) apresentou ontem em Lisboa um plano de combate à "pirataria" digital, onde as principais linhas de actuação passa pela criação de um folheto informativo, o lançamento de um site ( www.pro-music.com.pt ) e em último caso a apresentação de queixas crime com utilizadores de software P2P.

No site "Pro-Music" podem-se ler a posição de vários artistas nacionais sobre a questão, que entre um claro desconhecimento da questão e algumas boas razões de queixa nos deixam as seguintes opiniões:

Será justo que na nossa sociedade, todo o trabalho seja remunerado excepto o trabalho dos autores, dos editores e dos artistas? Parece-me que não.A música que não é paga não se pode alimentar.
Tim

Por mais voltas que se lhe dê, a pirataria na Internet é apenas isso: pirataria. Aqui não há o glamour dos piratas dos velhos filmes, não há" a justiça dos pobres".Há apenas um assalto ao nosso próprio barco, um pequeno acto ao alcance de um botão, que, a ser repetido e auto-consentido, se transforma num suicídio à distância.
Sérgio Godinho

Quando alguém compra um bilhete para um concerto de uma Banda ou de um Artista, acede a um momento irrepetível. Que tem um preço. Por que motivo o que perdura, o que é perene, o que se encontra fixado num suporte ou num disco rígido não deve compensar o trabalho de todos os intervenientes no processo criativo? Porque razão um disco ou uma música que nos pode acompanhar toda a vida não deve ter um preço? Talvez porque tenhamos que pensar todos um pouco mais nisso. Pensar não tem preço.
Miguel Guedes

Uma vez que sou artista olho para tudo isto de uma forma quase romântica. A verdade é que para mim fazer o download de uma música isolada seria como ler apenas um capitulo da história que faz um livro.
Tiago Bettencourt

O que mais custa a um músico não é a demonstração de desagrado pelo seu trabalho, por parte do potencial consumidor (um disco quando é mau, é mau). A isso chama-se justiça.O que mais custa a um artista é as pessoas gostarem das suas músicas, cantarem as suas canções, recomendarem-nas aos amigos, etc, e chegando o momento de comprar, optam por efectuar o download ilegal. A isso chama-se injustiça.
Gomo

Em blog Ouvido

1 comentário:

Anónimo disse...

o Download de músicas com direitos de autor sempre foram ilegais. servidoras consideradas "pseudo-legais" pela distracção e complacência das autoridades aumentaram a discografia caseira.a indústria discográfica esta preocupada com esta anarquia virtual em que tudo é acessivel de mais e de graça, é uma questão de numeros. como qualquer outra obra ou criação ha que fazer valer e respeitar os direitos de autor...no entanto não me sinto culpada, nem criminosa por usar estas servidoras que continuaram a existir.