sexta-feira, junho 10, 2005

Imaginarius'05 - 16 a 19 Junho

Mensagem da Direcção Artística:

A programação deste ano do Imaginarius é caracterizada pela continuidade e, ao mesmo tempo, pela novidade absoluta de todas as propostas.

A análise das relações entre o espaço urbano e obra de arte, que no passado foi expressa no Imaginarius, através de intervenções muito específicas (Companhia KompleXKapharnauM, instalação de Spencer Tunick, etc.), representa um grande passo em frente na edição deste ano, particularmente com o projecto de Oliviero Toscani: "Harware + Software = Burros"

A atenção dada no passado a formas de dramaturgia popular (Caretos de Podence, Correfoc valenciano, tradição mediterrânea dos Gigantes, etc.), que raramente são privilegiadas nos festivais internacionais, é confirmada pela presença de algumas das principais manifestações de teatro popular de rua europeu, expressas nas festas tradicionais.

A formação, como escolha estratégica (é de referir que Imaginarius não recebe fundos para a formação), é garantida pela antiga tradição da Festa dei Gigli di Nola (Itália) e pelo profissionalismo de uma das mais importantes companhias do mundo, que apresenta uma produção especial no festival: La Fura dels Baus.

O empenho do Festival na produção exprime-se, para além do espectáculo de La Fura dels Baus, na idealização e na realização da instalação de Oliviero Toscani e, ainda, nos dois grandes espectáculos itinerantes previstos nos dias 17 e 18 de Junho.

Deste modo, Imaginarius confirma a sua originalidade na programação e na capacidade de apresentar novas propostas no panorama dos festivais internacionais de teatro de rua europeus.

Direcção Artística
Sete Sóis Sete Luas

1 comentário:

Elentári disse...

La fura dels Baus... Muito fixe! Especialmente para quem lá andou a "voar", deve ser demais!