segunda-feira, março 05, 2007

- Brava Dança -

“Embora nós não parecêssemos punk, não tivéssemos cabelo espetado e correntes, a nossa atitude como banda e a nossa intervenção como artistas, era completamente punk e situacionista. E foi isso que chocou mais as pessoas.”
Paulo Pedro Gonçalves in Brava Dança

No próximo dia 8 de Março estreia em Lisboa e Porto o documentário "Brava Dança", um filme de José Francisco Pinheiro e Jorge Pereirinha Pires, que tem como mote a história dos Heróis do Mar, revisitando a sociedade portuguesa da década de 80. O filme, rodado entre Londres e Lisboa (2001-2005), foi apresentado na edição do ano passado do DocLisboa tendo recebido grandes elogios por parte do público e crítica.

Fiquem com uma pequena sinopse de "Brava Dança", utilizada para apresentar esta película no DocLiboa do ano passado:

"Revisitar a história do grupo Heróis do Mar para analisar o confronto entre as imagens de um Portugal antigo e de um Portugal moderno. As ideias, os ideais e as dinâmicas em jogo na música popular portuguesa da década de 80 e a sua posição no contexto europeu, pela voz dos músicos e não-músicos que se envolveram na fabricação dessa trama conceptual. Um documentário que toma por nexo as relações entre a música popular, a política e a sociedade portuguesas e a imagem que o país fazia - e faz - de si mesmo."

Na última edição de 2006 da RdB, de forma a celebrar os 25 anos de história dos Heróis do Mar, publicámos um artigo especial sobre a banda e sobre este documentário. Podem (re)ler AQUI!

Podem encontrar toda a informação sobre "Brava Dança" em http://bravadanca.blogspot.com

texto retirado de: Rua de Baixo

Sem comentários: