quarta-feira, abril 12, 2006

Musica portuguesa invade Coimbra


"Numa altura em que a Rádio Universidade está a comemorar 20 anos, o mais antigo programa de música portuguesa, Santos da Casa (http://santosdacasa.blogspot.com), que vai para o ar todos os dias entre as 19h00 e as 20h00 em 107.9 fm ou em http://www.ruc.pt, organiza a sétima edição do seu festival. Em Abril e início de Maio, Coimbra vai ser invadida pela música portuguesa, com concertos, exposições e palestras.Paralelamente ao festival, que tem início a 19 de Abril, decorre no TAGV uma exposição de memórias de música portuguesa.
Os concertos e as palestras

Dia 19 de Abril

Bar Galeria Santa Clara
18h30 João Peste (Pop Dell’Arte) conversa sobre 20 anos de música portuguesa

22h00 Born A Lion
The Other Side


João Peste (Pop Dell’Arte) conversa sobre 20 anos de música portuguesa
João Peste formou-se em Sociologia e está a tirar o mestrado de sociologia da música. Está ainda a escrever o livro "Os últimos dias da vida de Taríntio Gin" com as suas memórias pessoais.Os Pop Dell'Arte formaram-se em fins de 1984, em Campo de Ourique, tendo origem nas divergências que causaram o fim dos Ezra Pound. A formação inicial incluía João Peste (voz), Zé Pedro Moura (guitarra), Paulo Salgado (baixo) e Ondina Pires (voz e bateria).No início de 2006 a banda editou "Poplastik" um cd que comemora 20 anos de carreira.Entre singles, maxis e lps a banda conta com 10 registos, onde se destaca "Free Pop", considerado um dos mais importantes discos de música portuguesa.João Peste foi fundador da Ama Romanta (já desaparecida), uma das mais importantes e revolucionárias editoras independentes nascidas em Portugal.Numa temporada em que os Pop Dell’Arte estiveram parados juntou-se a Jorge Ferraz e formou os João Peste & os Acidoxibordel. Colaborou igualmente com Jorge Ferraz e com os Wordsong.(...)

Born A Lion
É um dos mais recentes projectos da Marinha Grande. Formados no decorrer de 2005, os Born a Lion são praticantes de um rock fortemente influenciado por um blues negro. A banda, formada por Rodrigo Cassiano (voz e bateria), Bruno Cantanhede (guitarra) e Zé Cariano (baixo), expressa-se em inglês e as letras que abordam são como a sua música, duras e expressam as dificuldades do dia-a-dia. Apesar da sua curta existência, a banda já conseguiu reunir um significativo grupo de admiradores, como se pode comprovar nos seus concertos. Actuaram a 1 de Abril na final do Termómetro Unplugged, tendo ficado em terceiro lugar.

The Other Side
Formados em Castelo de Paiva em 1998, os The Other Side mantêm apenas um elemento da sua formação original, o guitarrista Hugo Lourenço. A banda está junta com a formação actual desde 2001. Com influências do rock dos anos 80, passando pelos Joy Division, Chameleons, The Sound ou Peter Murphy, o projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, acompanhado por uma lista de concertos com algumas das bandas mais importantes no panorama da música nacional. "Floating - walking" é o terceiro trabalho da banda, sucessor de "Without mind (1999)" e "Abscence as a state of mind (2004)", revelando a maturidade e experiência atingidas.
Recentemente venceram o concurso Formados em Castelo de Paiva em 1998, os The Other Side mantêm apenas um elemento da sua formação original, o guitarrista Hugo Lourenço. A banda está junta com a formação actual desde 2001. Com influências do rock dos anos 80, passando pelos Joy Division, Chameleons, The Sound ou Peter Murphy, o projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, acompanhado por uma lista de concertos com algumas das bandas mais importantes no panorama da música nacional."Floating - walking" é o terceiro trabalho da banda, sucessor de "Without mind (1999)" e "Abscence as a state of mind (2004)", revelando a maturidade e experiência atingidas.
Recentemente venceram o concurso Rocktaract realizado em Santa Maria da Feira."

texto no blog Santos da Casa

Sem comentários: