quarta-feira, novembro 24, 2004

GNR / PSP

Toda a gente sabe que existem os GNR(Grupo Novo Rock), mas poucos saberão que existiu uma banda chamada PSP. O que é certo é que essa banda existiu mesmo.
A comandá-la estava Vítor Rua, ex- elemento dos GNR (um dos fundadores do grupo de Rui Reininho e autor dos temas "Portugal na CEE" e "Sê Um GNR").
Os PSP (cujas iniciais significam Projecto Som Pop) formaram-se no Porto e eram formados , para além de Rua (que tocava baixo, guitarra e cantava), por Dom Lino (bateria), Luís Carlos(Sintetizador e Computador de Ritmos).
Gravam o seu único disco para a editora Ama Romanta, uma etiqueta independente que apareceu nos anos 80, da qual fazia parte João Peste (dos Pop D'ell Arte). O disco tem por título "Pipocas" e , no "encarte" do LP ( este disco nunca seria reeditado em CD) Jorge Lima Barreto (companheiro de Rua no projecto Telectu) escreve que o disco foi editado pela Ama Romanta "com independência em relação ao totalitarismo que controla o mercado musical, com as suas inevitáveis extensões nos mass-media".
Vítor Rua saiu dos GNR em rota de colisão com a orientação da banda, que ele queria mais experimental e menos Pop.

Sem comentários: