quinta-feira, abril 27, 2006

MissPopMaria

Projecto Rock Lusitan

quarta-feira, abril 26, 2006

A ouvir #16: Bypass


Bypass / Mighty Sounds Pristine / Bor Land 2006

Formados pela via clássica – em instrumentos que não têm representação directa no line-up do grupo, como sejam a harpa, o contrabaixo ou o… órgão de tubos, pelo Conservatório, ou ainda a bateria, através do Hot Clube – os quatro elementos-base dos Bypass (Bruno Coelho, Eduardo Raon, Miguel Menezes e Rui Dias) conseguiram desde cedo estabelecer entre si uma forte empatia musical. À teoria souberam apor a experimentação, num jogo de forças permanente que veio resultar neste rock de texturas densas, essencialmente instrumental, minucioso, laboratorial e deliciosamente abundante nos timbres. Para o estúdio, tal como já acontecia antes nos palcos, levaram várias dezenas de pequenos e grandes instrumentos, alguns deles criados pelos próprios como uma lapsteel guitar. A comparação com o pós-rock de Chicago dos anos 90 e com o som de outros grupos da então influente Thrill Jockey, que muitos identificaram de imediato, nunca foi inadequada, mas a maior parte dos temas que respondiam a essa observação tinham sido, curiosamente, criados antes de qualquer elemento tomar conhecimento com o que os Tortoise ou os Trans Am andavam a fazer… Entre aqueles que conhecem os Bypass dos concertos, do EP homónimo ou das anteriores maquetas, a pergunta “quando é que sai o álbum?” vai deixar de ser recorrente. A longa espera deveu-se ao apurado sentido de zelo que os Bypass colocam no que fazem. Não faças hoje à pressa o que amanhã poderás acabar com mais cuidado, dir-se-ia. E “Mighty Sounds Pristine” é justamente espelho da atenção que é dada aos pormenores, resultado de um longo processo de trabalho, de polimento de imperfeições, de descoberta de novas formas de produzir e de aperfeiçoamento da intrincada malha de sons microscópicos que constituem as suas canções.

Vítor Junqueira, 2006
Edição / Bor Land / BL030 / CDLançamento / 5 Maio 2006, Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Moita, 22h / 5 Euros
Comprar / www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=3178994 / 9.95 Euros + PortesManagement / nelsongomes@bor-land.com / (+351) 964759135Press Infos + MP3 / info@bor-land.com / http://www.bor-land.com/Bor Land / Apartado 6167 4461-802 Sra Hora Portugal
info@bor-land.com / www.bor-land.com

CIDadão

Porto Rio

"Origens" festival de ritmos

Segunda edição do festival Origens será três dias de música artesanato e gastronomia.
O porto-rio promove a partir de 28 de Abril e até ao final deste mês a 2ª edição do festival Origens «Festa de ritmos» uma iniciativa que tem por objectivo dar a conhecer projectos portugueses dedicados aos ritmos do mundo.

No1º dia (Sexta 28), as propostas recaem sobre o flamengo com os sons tirados da guitarra de Lino de Mingo e os ritmos quentes da Jamaica pelos The Most Wanted, pela noite dentro a presença feminina de 2#Brasil Sounds e também do Soundsystem Portal do Reggae
O 2º dia (Sábado 29) irá contar com as raízes africanas dos Djabara e a presença da musica do mundo dos Kunpania Algazarra, para encerrar este 2º dia de festival, regista-se ainda a participação do afro soundsystem feminino Innyanga e Goldenlocks e também do Reaggae do Wise Up Soundsystem.
O 3º e último dia (Domingo 30) enceram a iniciativa o Trio de Jazz composto por Eurico Costa na guitarra, Rodrigo Monteiro no contrabaixo e António Torres Pinto na bateria. Contamos também pela primeira vez na cidade invicta com a actuação da banda de Reggae/Ska PoorManStyle. O encerramento deste festival fica a cargo de Zurc com Blue Break Beat e do Sounclash entre Bob Figurante e Selecta Jhay.

Este projecto é completado por uma mini feira de artesanato e comida vegetariana e pela projecção de documentários, uma proposta aliciante para aqueles que não vão só pela música.
A mensagem é de PAZ e AMOR...
Apareçam! Pois estão todos convidados.
Clandestino

O preço do bilhete é de Eur.: 5,00/dia ou Eur.: 12,00/para os 3 dias
Os bilhetes estão a venda no local (porto-rio)

terça-feira, abril 25, 2006

segunda-feira, abril 24, 2006

MissPopMaria - 25 Abril ???



Post fixo até à data da festa. Novos post's abaixo.

quinta-feira, abril 20, 2006

Está a chegar mais um Divergências@UpTown.

Dia 28 de Abril, pelas 23 horas, o UpTown recebe a presença do Divergências.com que convidou a banda portuense Human Cycle. Ao contrário do que vem sendo habitual, os Dj’s Divergências não vão estar presentes e dão a vez aos MissPopMaria que vão animar a noite ao som da melhor música nacional.


A entrada, como vem sendo habitual, é livre e o consumo obrigatório de 5€.


Estão todos convidados!

terça-feira, abril 18, 2006

quinta-feira, abril 13, 2006

“Maskerade” no Passos Manuel


Quinta - 13.04.2006

CONCERTO - Auditório - 23h. - 10 euros


"The Legendary Tiger Man" apresenta o seu último álbum “Maskerade” num concerto especial, com convidados e a apresentação das curtas metragens de Edgar Pêra, Paulo Abreu, Rodrigo Areias, Daniel Makoch, André Cepeda, Dario Oliveira, Pedro Maia e Ulla Gang, realizadas especialmente para a edição DVD do álbum. A festa continua com os Djs. PEDRO TENREIRO e CARLOS MOURA.

site Passos Manuel

quarta-feira, abril 12, 2006

Musica portuguesa invade Coimbra


"Numa altura em que a Rádio Universidade está a comemorar 20 anos, o mais antigo programa de música portuguesa, Santos da Casa (http://santosdacasa.blogspot.com), que vai para o ar todos os dias entre as 19h00 e as 20h00 em 107.9 fm ou em http://www.ruc.pt, organiza a sétima edição do seu festival. Em Abril e início de Maio, Coimbra vai ser invadida pela música portuguesa, com concertos, exposições e palestras.Paralelamente ao festival, que tem início a 19 de Abril, decorre no TAGV uma exposição de memórias de música portuguesa.
Os concertos e as palestras

Dia 19 de Abril

Bar Galeria Santa Clara
18h30 João Peste (Pop Dell’Arte) conversa sobre 20 anos de música portuguesa

22h00 Born A Lion
The Other Side


João Peste (Pop Dell’Arte) conversa sobre 20 anos de música portuguesa
João Peste formou-se em Sociologia e está a tirar o mestrado de sociologia da música. Está ainda a escrever o livro "Os últimos dias da vida de Taríntio Gin" com as suas memórias pessoais.Os Pop Dell'Arte formaram-se em fins de 1984, em Campo de Ourique, tendo origem nas divergências que causaram o fim dos Ezra Pound. A formação inicial incluía João Peste (voz), Zé Pedro Moura (guitarra), Paulo Salgado (baixo) e Ondina Pires (voz e bateria).No início de 2006 a banda editou "Poplastik" um cd que comemora 20 anos de carreira.Entre singles, maxis e lps a banda conta com 10 registos, onde se destaca "Free Pop", considerado um dos mais importantes discos de música portuguesa.João Peste foi fundador da Ama Romanta (já desaparecida), uma das mais importantes e revolucionárias editoras independentes nascidas em Portugal.Numa temporada em que os Pop Dell’Arte estiveram parados juntou-se a Jorge Ferraz e formou os João Peste & os Acidoxibordel. Colaborou igualmente com Jorge Ferraz e com os Wordsong.(...)

Born A Lion
É um dos mais recentes projectos da Marinha Grande. Formados no decorrer de 2005, os Born a Lion são praticantes de um rock fortemente influenciado por um blues negro. A banda, formada por Rodrigo Cassiano (voz e bateria), Bruno Cantanhede (guitarra) e Zé Cariano (baixo), expressa-se em inglês e as letras que abordam são como a sua música, duras e expressam as dificuldades do dia-a-dia. Apesar da sua curta existência, a banda já conseguiu reunir um significativo grupo de admiradores, como se pode comprovar nos seus concertos. Actuaram a 1 de Abril na final do Termómetro Unplugged, tendo ficado em terceiro lugar.

The Other Side
Formados em Castelo de Paiva em 1998, os The Other Side mantêm apenas um elemento da sua formação original, o guitarrista Hugo Lourenço. A banda está junta com a formação actual desde 2001. Com influências do rock dos anos 80, passando pelos Joy Division, Chameleons, The Sound ou Peter Murphy, o projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, acompanhado por uma lista de concertos com algumas das bandas mais importantes no panorama da música nacional. "Floating - walking" é o terceiro trabalho da banda, sucessor de "Without mind (1999)" e "Abscence as a state of mind (2004)", revelando a maturidade e experiência atingidas.
Recentemente venceram o concurso Formados em Castelo de Paiva em 1998, os The Other Side mantêm apenas um elemento da sua formação original, o guitarrista Hugo Lourenço. A banda está junta com a formação actual desde 2001. Com influências do rock dos anos 80, passando pelos Joy Division, Chameleons, The Sound ou Peter Murphy, o projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, acompanhado por uma lista de concertos com algumas das bandas mais importantes no panorama da música nacional."Floating - walking" é o terceiro trabalho da banda, sucessor de "Without mind (1999)" e "Abscence as a state of mind (2004)", revelando a maturidade e experiência atingidas.
Recentemente venceram o concurso Rocktaract realizado em Santa Maria da Feira."

texto no blog Santos da Casa

sexta-feira, abril 07, 2006

quinta-feira, abril 06, 2006

Corações de Atum

LISBOA – CABARET MAXIME, SEXTA 7 DE ABRIL
PORTO – MAUS-HÁBITOS, SÁBADO 8 DE ABRIL

As Produções Banana babam-se por apresentar o mais suculento petisco musical desde a extinção dos Marmelades: Sem corantes nem conservantes, frescos que nem alfaces submarinas, crème de les crèmes, directamente “da lata” – os invioláveis Corações de Atum!! Duas das salas mais emblemáticas das duas principais metrópoles da Tugalândia, recebem estes eventos ímpares do high life musical, em dois serões consecutivos: Lisboa dia 7 de abril, e Porto, na noite seguinte!

Tragam as vossas namoradas, pois eles são românticos! Telefonem às vossas amigas, pois eles são comunicativos! Convidem as vossas “profs.” de matemática, pois eles são didáticos! Digam aos vossos familiares (podem trazer as polaróides), pois eles são inesquecíveis! Liguem ao Dr. Anthímio de Azevedo, pois eles são imprevisíveis!

Jazz, baladas e canções da noite, entre um gole de conhaque e o fumo dos charutos, é o que o Dr. Lello Minsk e os seus comparsas prometem para esta soirée elegante à qual é prohibido faltar! Comprove V. mesmo a excelência do nosso Atum!

Sexta- feira 7 abril - abertura de portas às 22h30 Bilhetes €10, com oferta de 1 bebida Cabaret maxime, Pç. Alegria, 58 em Lisboa reserva de mesas tel. 213467090 Sábado 8 abril - abertura de portas 22h30 Bilhetes €10, com oferta de 1 bebida Maus hábitos - espaço de intervenção cultural Rua Passos Manuel 178, 4º - Porto contactos: tel. 222 087 262 mail@maushabitos.com Mais informações: tm 962804368 producoes@banana.com.pt PRODUÇÕES BANANA 2006

Oficina experimental de música


A Associação Cultural Oficinas do Convento vai realizar uma oficina experimental de música nos dias 12, 13 e 14 de Maio de 2006, emMontemor-o-Novo.

Contam-se com os formadores Mário Laginha no piano, Carlos Barretto no contrabaixo e Marco Franco na bateria.

As oficinas experimentais de música “Master Classes” têm o objectivo de proporcionar um workshop em que os participantes têm uma aproximação mais profunda e específica, de forma realista e prática sobre cada um dos instrumentos leccionados.

Estes workshops vão ao encontro da aquisição de novas técnicas eexpressões musicais dentro do Jazz e da sua linguagem.

Assim, o masterclass trata a demonstração de alguns standards mais usuais em jam sessions.

Para terem acesso ao programa do curso, e á ficha de inscrição contactem as Oficinas do Convento ou enviem-me um email que vos reencaminho.

[+informação]

Oficinas do Convento - Carreira de S.Francisco - Convento de S. Francisco / 7050 - 160 Montemor-o-Novo

tel: 266899824

http://www.oficinasdoconvento.com/

Blitz chega ao fim?!

A última edição do Blitz já tem data marcada: 24 de Abril.

Depois de 22 anos a dar música aos portugueses, o semanário vai acabar. No final de Junho está previsto um novo Blitz, em formato de revista mensal, que deve manter Miguel Francisco Cadete como director.


De acordo com as notícias divulgadas sobre este assunto, o Blitz tornou-se inviável finaceiramente. A tiragem caiu e as vendas também. De acordo com o jornal Público, a média de circulação, por edição, caiu de 7955 exemplares, em 2004, para 682 no ano passado. De salientar que amioria dos jornalistas vai para o desemprego, uma vez que o novo projecto para o Blitz contempla redução de custos a nível salarial.

em Divergências

X-Wife editam segundo álbum a 10 de Abril

Os X-Wife editam no próxima dia 10, segunda-feira, o seu segundo álbum após um interregno de três anos. O disco chama-se Side Effects e e sucede a «Feeding the Machine», álbum que levou a banda portuense a tocar em Londres e Nova Iorque.


«Ping Pong» é o primeiro single deste novo trabalho, que será apresentado dia 19 de Abril, quarta-feira, na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

em Divergências

«A História de António Variações» editado a 24 de Abril

O lançamento do álbum de António Variações, intitulado «A História de
António Variações, entre Braga e Nova Iorque» foi adiado para o dia 24 de Abril de 2006.


Neste disco juntam-se álbuns editados, maquetas entretanto descobertas e ainda vários temas inéditos.

em Divergências

Festival Overlive arranca a 7 de Abril

O Festival Overlive - Mostra de Música na Marinha Grande - arranca já esta sexta-feira, 7 de Abril, prolongando-se pelos dias 8, 14 e 15 de Abril. O evento decorre no Auditório José Vareda, Sport Operário Marinhense, começa sempre às 22h00 e o preço varia entre os 5 e os 8 euros.


Assim, na sexta-feira, 7 de Abril actuam os Orgasmo e os Bagguru, e no dia seguinte ticam os Tree Valley e Old Jerusalem. A 14 de Abril é a vez de Mário Delgado e Carlos Bica e a 15 sobem ao palco os Born a Lion e os Fat Freddy.

em Divergências

New Connection vencem XI Festival de Música Moderna de Corroios

Os New Connection, banda de Lisboa, foram os vencedores do XI Festival de Música Moderna de Corroios 2006, cuja final decorreu no passado sábado, dia 1 de Abril.


Compostos por Sandra Cachaço (Voz); Gonçalo Leitão (Guitarra); Torré (Guitarra e Saxofone); Pedro Antunes (Baixo) e Cali (Bateria), assumem-se como produtores de um rock alternativo, dentro do new wave, contando já com os priemeiros prémios dos concursos Rocktaract2004 e Lousã Rock2004. Recentemente fizeram parte dos quatro projectos finalistas do Equalizador Lx, tendo ficado em segundo lugar.


Para mais informações podem visitar http://www.newconnection-music.com.
De destacar ainda, com uma espécie de menção honrosa, os Dapunksportif e Blue Cherry, que disputaram o prémio final com os New Connection.

em Divergências